Postado em 19/09/2019 - MEIO AMBIENTE
Cidade Ocidental se prepara para criar plano de Saneamento e Resíduos Sólidos

O primeiro passo, segundo o Governo, é conscientizar a população sobre a importância do gerenciamento correto dos setores

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

Mais uma vez a participação dos moradores será importante para as ações do Governo de Cidade Ocidental. Desta vez, a Administração vai criar o Plano de Saneamento Básico e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos junto à comunidade, conhecendo a realidade de cada localidade para formular uma estratégia que contemple todo o município.

De acordo com o prefeito, Fábio Correa, o objetivo da criação dos planos é respeitar a particularidade de cada bairro e, assim, oferecer um serviço melhor e mais barato para a população. “Vamos melhorar o serviço de saneamento e gerenciamento de resíduos, como a coleta de lixo doméstico, assim afastamos doenças e problemas da população, e ainda teremos mais qualidade de vida na nossa cidade”, explica.

Feito junto com os moradores, o plano tem mais chances de sucesso. É o que afirma a consultoria ambiental responsável pela criação da metodologia da mobilização. A junção entre a população e o Governo será feita através de reuniões prévias, com pesquisas com os agentes de saúde e culminará com a Conferência Municipal de Saneamento Básico, onde autoridades e setores da sociedade discutirão as melhores alternativas.

TRANSPARÊNCIA

Durante todo o processo de criação do plano, a população em geral será informada sobre cada ação do Governo. As ferramentas de comunicação será impressa, através do website da Prefeitura específico e através das redes sociais do Governo.

A participação do público é facultativa. Porém, o prefeito Fábio Correa alerta para a necessidade de mobilização popular. “É importante que as pessoas se vejam como responsáveis pelo seu município, assim como as autoridades. Os governos passam e a cidade fica”, disse o prefeito. O diálogo, segundo ele, é um fator determinante para o sucesso das estratégias de melhoria da estrutura municipal.

A partir deste mês o Governo já inicia as conversas preliminares para a formulação do plano de maneira interna, com a participação das secretarias e dos Poderes Legislativo e Judiciário. O próximo passo é a mobilização da comunidade e o convite aos moradores para as reuniões abertas ao público.

Todo o plano, após concluído, somente será posto em prática pelas autoridades após um parecer favorável dos moradores que devem estar cientes do que for planejado e em condições de cobrar dos governantes a correta aplicação do que for decidido.