Postado em 01/07/2019 - NOTÍCIAS
Projeto regional prevê desenvolvimento de municípios do Entorno

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

Um esforço conjunto entre governos municipal, estadual, distrital e federal está criando um anova realidade nos municípios do Entorno de Brasília, especialmente em Cidade Ocidental. Na última quinta-feira, dia 27, foi realizada a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo Cerrado Digital, um projeto de integração, tecnologia e desenvolvimento que tem como sede o Parque Tecnológico Alphaville, em Cidade Ocidental.

O objetivo do projeto, apoiado pelo Sebrae, pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e pelo Ministério da Integração, além de outros parceiros, pretende apoiar o desenvolvimento das cidades do Entorno através da tecnologia, da geração de empregos e da atração de investimentos de empresas digitais.

A reunião inicial aconteceu no próprio espaço do Parque Tecnológico do Alphaville, onde foram apresentados o termo de intenções e as metas do projeto para os presentes, entre eles, prefeitos de Cidade Ocidental, Cristalina, Valparaíso e Novo Gama e representantes dos governos distrital, estadual e federal.

A intenção é que o pólo seja um vetor de inovações tecnológicas em todo o território nacional. Dentre as ações, estão a parceria com a empresa chinesa Huawei para os primeiros testes da internet 5G no Brasil, que deve acontecer no Parque Tecnológico de Brasília, da empresa BioTic, outra parceira do grande projeto.

O prefeito Fábio Correa, presente ao encontro, se mostrou animado com o projeto. “Um projeto desta magnitude é uma grande oportunidade de gerar empregos e qualificação para a nossa população”, explicou o prefeito. Para ele, a prioridade agora é investir em formação. “Vamos fortalecer a educação como já temos feito para abastecer o mercado que está nascendo”, afirmou.

De iniciativa do Ministério da Integração, o projeto aportou no município devido ao potencial da região. É o que explica o coordenador da Rota de Tecnologia da Informação e Comunicação (Rota de Tic) do ministério, André Rafael. “Nossa expectativa em relação aos municípios da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimetno do Entorno) é muito grande. Este parque tecnológico no Alphaville será uma âncora de desenvolvimento para a região”, classificou o representante do Governo Federal.

O AlphaPark Tecnológico está com as obras em ritmo avançado e empresas multinacionais já disputam espaço no local.