O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, nesta quinta-feira (28/08), no Diário Oficial da União, a estimativa da população brasileira para 2025.
Segundo o levantamento, Cidade Ocidental acaba de ultrapassar a marca dos 100 mil habitantes, alcançando 101.570 moradores em menos de 50 anos de história.
No último Censo, o município se destacou como o 5º que mais cresceu proporcionalmente em Goiás na última década, e o 1º colocado na região da RIDE/Entorno do DF.
Esse crescimento populacional impacta diretamente em repasses e índices federais. Pelo novo cálculo, o duodécimo do Poder Executivo para o Legislativo passa de 7% para 6%. Além disso, por apenas 311 habitantes, a cidade deixou de avançar para o próximo coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que representaria cerca de R$ 500 mil a mais por mês em receita.
A legislação prevê um prazo de 30 dias para contestação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), medida que será adotada pela Prefeitura. Entre os argumentos que reforçam esse pedido está a recente instalação da Universidade Federal de Goiás (UFG) no município, já com 240 alunos matriculados no segundo semestre de 2025.
Cidade Ocidental segue crescendo e conquistando cada vez mais espaço no cenário goiano e nacional.
- Todas categorias
- AÇÕES
- Administração
- Agricultura
- Agricultura e Pecuária
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Carta de serviços
- COMUNICADO
- CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA
- CONSELHOS MUNICIPAIS
- CORONAVÍRUS
- CULTURA
- EDUCAÇÃO
- Esporte
- EVENTOS
- FUTURO
- Industria e Comércio
- INFRAESTRUTURA
- MEIO AMBIENTE
- NOTÍCIAS
- OBRAS - CONCLUÍDAS
- OBRAS - EM ANDAMENTO
- OBRAS - PREVISTAS
- ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
- SAÚDE
- Secretaria da Mulher
- Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer
- Segurança Pública
- SEGURANÇA PÚBLICA
- TRANSPARÊNCIA
- TURISMO