Postado em 11/07/2025 - NOTÍCIAS
Orçamento Participativo chega ao Araguari I e II

A quadra coberta da Escola Severino Teotônio foi palco, na noite desta quinta-feira (10), de mais uma edição do Orçamento Participativo de Cidade Ocidental. Desta vez, o governo municipal ouviu os moradores dos bairros Araguari I e II, que compareceram em bom número para apresentar suas principais demandas e contribuir com o planejamento orçamentário da cidade para o próximo ano.

 

Entre as solicitações mais recorrentes destacaram-se o asfaltamento das ruas, a ampliação dos espaços de lazer para as crianças, o reforço na equipe médica da Unidade Básica de Saúde do bairro e melhorias no transporte público.

 

Essa foi a sexta reunião de uma série de 11 encontros promovidos pela prefeitura em diversos bairros do município. A iniciativa, pioneira entre os municípios do Entorno, já passou por regiões como Jardim ABC, Mesquita/Edite, Ocidental Park/Nápolis B, Recreio Mossoró/Remanso e São Matheus.

 

Com a presença do prefeito Lulinha Viana, do vice-prefeito Rony Gás, de vereadores e secretários municipais, os encontros reforçam o compromisso da gestão com a escuta ativa da população. O protagonismo, no entanto, é dos cidadãos, que têm voz nas plenárias, acesso a formulários de sugestões e espaço para o diálogo direto com os gestores.

 

As propostas colhidas durante o Orçamento Participativo são organizadas em relatórios técnicos e analisadas para possível inclusão na proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), que será encaminhada à Câmara Municipal. Muitas das sugestões se transformam em ações concretas, programas e obras implementadas ao longo do ano.

 

Cidade Ocidental é, atualmente, o único município da região a adotar esse modelo estruturado de escuta pública, fortalecendo a participação popular e colocando em pauta as reais necessidades dos moradores.



Por Jânio Gomes

Jornalista – Secom/PMCO