Postado em 23/12/2023 - EDUCAÇÃO
Homenagem à professora, Maria Sueli Maia

Maria Sueli Maia, conhecida pelo nome Sueli Maia, nasceu aos 15 dias do mês de maio de 1952, em Mossoró - Rio Grande do Norte. Em 1977, embarcou em uma nova jornada ao mudar-se para a Cidade Ocidental, acompanhada por seu esposo, Francisco das Chagas Maia, e outros membros queridos de sua família. Sueli Maia escolheu a SQ 11, a superquadra dos pioneiros, como seu lar. No ano de 1981, Sueli Maia ingressou como servidora efetiva do Estado na esfera educacional e iniciou sua trajetória como educadora no Colégio Estadual Ocidental.

Mãe dedicada de dois filhos, essa incansável educadora concluiu um curso de Pós-Graduação em Planejamento Educacional (Lato Sensu) em 1993. Três anos mais tarde, ampliou sua atuação ao tornar-se servidora pública do Município. Durante sua carreira, desempenhou papéis de professora e coordenadora nas escolas José Fernandes da Silva Neto e Hélio Jones Branquinho.

Sueli Maia destacou-se por sua busca incessante por aprimoramento e excelência no ensino, tanto que em 2002, aprofundou seus conhecimentos em Ciências da Educação na Universidade Internacional de Lisboa, em Portugal, deixando uma marca permanente na educação de Cidade Ocidental, especialmente no campo do ensino da língua portuguesa. Em 2003, encerrou sua carreira na rede estadual de ensino ao se aposentar, seguida, em 2008, pela aposentadoria como professora na rede municipal de ensino. No final de 2018, Sueli Maia foi confrontada com o diagnóstico de câncer.

Com coragem e determinação, travou uma batalha pela vida que durou por dois longos anos, vindo a falecer em setembro de 2021. Sua contribuição e legado permanecem vivos na memória da comunidade educacional e de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Seu exemplo continua a inspirar, motivar e recordar a todos da importância vital de dedicar-se ao serviço educacional com amor e comprometimento. No coração da comunidade educacional, Sueli Maia continuará a ser uma fonte eterna de inspiração e gratidão.

Assista ao vídeo que conta a história de Maria Sueli