Postado em 11/10/2023 - NOTÍCIAS
Projeções positivas na educação de Cidade Ocidental

A Coordenadoria Regional de Educação em Novo Gama – CRE, por meio do Programa Alfamais Goiás, esteve na Prefeitura de Cidade Ocidental para levar aos gestores municipais as novas regras de distribuição da cota-parte do Indice de Participação dos Municípios (IPM) no ICMS que diz respeito a educação.

Neste formato, o modelo de cálculo favorece os resultados educacionais e os indicadores obtidos pela educação do município. Assim, os valores repassados aos municípios como incentivo são reflexos dos seus índices educacionais.

Serão tomados como base as matrículas da rede pública municipal, a taxa de aprovação e o desempenho acadêmico dos alunos.  Os dados são mensurados por meio do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO-ALFA) considerando a equidade e o indicador de nível socioeconômico. “Temos trabalhado com o propósito de levar ensino de qualidade, sempre com a meta de não deixar nenhuma criança desassistida”, disse o secretário municipal de educação, Anderson Luciano.

“Cidade Ocidental sempre apresenta bons resultados na educação. É um município referência na gestão da alfabetização, no envolvimento e comprometimentos da equipe da prefeitura e da secretaria de comunicação”, afirmou a coordenadora regional de ensino, Carla Moreno.

Na projeção do governo estadual, apresentado, hoje (11), ao prefeito Fábio Correa e aos secretários municipais, o município receberá R$ 13,1 milhões de repasse, sendo quase R$ 2 milhões referentes a educação. “Esse repasse será pago ao município em 2025. É um fruto que outra gestão vai colher, mas beneficiará os nossos jovens. Assim se faz uma boa gestão, pensando do hoje e no amanhã”, afirmou o prefeito, Fábio Correa.

Também estiveram presentes servidores da secretaria municipal de educação, o secretário extraórdinário, Gabriel Paixão, o secretário municipal de finanças, Wildemberg Andrade, o presidente da Câmara Municipal, Saulo Budin, a assessora pedagógica do Novo Gama, Luciene Beijamin e a articuladora regional do Alpha Mais, Tatiane Leal.

Karla Araújo

Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência