Postado em 07/09/2023 - EVENTOS
O Desfile Cívico de 7 de setembro atraiu milhares de pessoas em Cidade Ocidental

O 7 de setembro é um dos eventos de maior importância no Brasil e já faz parte do calendário oficial de Cidade Ocidental, mas esse ano a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ultrapassou todas as edições. A cidade parou, na manhã de hoje, para assistir ao desfile que foi o maior na história da cidade. Passaram pela Avenida Central mais de 15 mil pessoas, entre escolas públicas e particulares, militares, secretarias, organizações e o público que marcou presença.

Este ano, o desfile marcou a estreia do CPMG de Cidade Ocidental que o primeiro Colégio da Polícia Militar na Cidade Ocidental e foi representado por 1.500 pessoas, entre alunos e professores.  O secretário municipal de educação, Anderson Luciano, exaltou o número geral de participantes que foi uma grande realização para o município. "Nos dedicamos para fazer um grande evento para toda a família e celebrar a nossa independência. É um dia dedicado para manter a chama do patriotismo acesa", completou o secretário. As escolas do entorno também participaram. “Somente a regional de ensino trouxe mais de 3.000 alunos para o desfile além de 6 bandas marciais”, disse a coordenadora regional de ensino, Carla Moreno, que esteve representando o Governo do Estado.

A abertura do evento, que marca a comemoração oficial da independência do Brasil, emocionou a todos com o Hino Nacional tocado pela banda marcial da CEPMG Fernando Pessoa regida pelo maestro e subtenente, Ariel. Logo em seguida começou o desfile da polícia militar, CHOQUE, GCM, Corpo de Bombeiro e Secretaria Municipal de Segurança Pública. O desfile seguiu com as escolas públicas e particulares, mais 6 bandas marciais, secretarias, organizações e grupos como o de capoeira, motociclistas, ciclistas, entre outros.

Foi realizada uma super cobertura ao vivo para quem não pôde estar presente no evento. Tudo para levar a todos a alegria e a emoção do desfile. “0 7 de setembro deve ser comemorado sempre, e o sentimento de patriotismo não pode morrer nunca”, disse o foi vice-prefeito, Lula Viana, em um discurso emocionado.

Assim como todos, o prefeito, Fábio Correa, também estava bastante emocionado, especialmente, pela adesão do público de cidade ocidental que a cada edição se torna mais participativa, com as crianças das escolas locais que abrilhantaram o evento e com a participação das escolas dos municípios vizinhos e do Governo do Estado que contribuem para tornar o desfile cívico de Cidade Ocidental referência da região. “Foi um desfile abençoado. Festejamos a Independência deste grande e maravilhoso Brasil”, completou Fábio Correa.