Postado em 30/08/2023 - EVENTOS
Bairro São Matheus recebeu o Orçamento Participativo

Nesta terça (29), o Orçamento Participativo (OP) levou os gestores municipais até o São Matheus para ouvir as demandas da comunidade.

Sempre que o Orçamento Participativo volta à um bairro é possível observar aquelas demandas que já foram atendidas - e assim novas necessidades já surgiram - ou aquelas que as vezes persistem. “Isso acontece porque algumas ações exigem uma maior articulação”, reforçou o vice-Prefeito, Lula Viana.

Vice-Prefeito, Lula Viana

Com isso, as articulações para atrair recursos federais e estaduais não dependem apenas da prefeitura, e aquilo que é possível executar com recursos próprios tem sido planejado para se encaixar no orçamento e não comprometer a segurança financeira do município.

E a atual gestão tem solidificado o OP como uma importante ferramenta de atuação direta da população nas decisões sobre o uso desses recursos públicos. Por isso, anualmente, esses encontros vêm acontecendo em diversos bairros para aproximar o cidadão dos gestores e discutir as necessidades de cada região.

As demandas

Na noite de ontem, os principais pontos de melhorias levantados para os bairros São Matheus e Estrela D’alva foram: o asfalto, unidade de saúde, mais escolas, calçamento entorno da escola Maria Pereira Braga, descarte incorreto do lixo, saneamento, transporte e segurança, sendo este específico para o bairro Estrela D’alva.

Morador do Bairro São Matheus, Paulo Henrique

O prefeito, Fábio Correa, ouviu todos os pedidos e trouxe respostas para eles.

Sobre a educação e saúde - “Estão previstas duas escolas padrão FNDE, já estamos habilitados para receber os recursos e assim ampliar a oferta de educação para esses dois bairros”, afirmou Fábio. Assim como as escolas, também está no cronograma a construção de uma nova UBSF no bairro são Matheus.

Na segurança pública - Assim como vem sendo feito em outros bairros, a Secretaria Municipal de Segurança se reunirá com a comunidade do Estrela D’alva e com as forças policiais para articular as ações na região.

Transporte – Dentro do plano de mobilidade do município, será licitada a concessão do transporte público municipal, de acordo com a nova demanda populacional. É um compromisso já firmado da Prefeitura com a população. Também estão incluídas a construção de novos pontos de ônibus.

Esporte – Será entregue nos próximos dias uma nova praça de esporte, lazer e cultura no bairro São Matheus, e mais uma quadra poliesportiva que também já está em execução, na rua 14. Para a construção do campo de futebol sintético, que é uma demanda antiga, está contratada a empresa vencedora da licitação e a prefeitura espera a chegada do recurso financeiro para dar início à obra.

Em infraestrutura - os trabalhos são contínuos, como por exemplo roçagem, capinagem e limpeza. As quadras 123 e 124 do bairro Estrela Dalva III tiveram o asfalto recuperado não pavimentadas também passaram por recuperação. Já no bairro São Matheus as ruas entorno da nova praça foram asfaltadas e outras ruas próximas receberam cascalhamento. Além do mais, demandas do orçamento participativo, como quebra-molas e iluminação, também foram executadas. E hoje, o bairro São Matheus está 100% iluminado em LED.

Asfalto – A prefeitura tem ciência de que a necessidade de asfalto é urgente. Mas, o município não pode asfaltar sem que haja uma integração entre o asfalto e as galerias de águas pluviais. Por isso, são obras de complexidade que exigem recursos elevados. O município tem realizado grandes obras desta natureza por vários bairros e está empenhada em ampliar a malha asfáltica de qualidade e responsabilidade nos bairros São Matheus e Estrela D’alva.

Prefeito, Fábio Correa, na chegada ao evento