Postado em 21/08/2023 - NOTÍCIAS
Promulgada a Lei 1.383 que trata das religiões de Matriz Africana

Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito, Fábio Correa, assinou a promulgação da Lei Municipal Nº 1.383 que inclui no calendário oficial de eventos da Cidade o Dia das Tradições de Matriz Africana, instituído, anualmente, no dia 31 de dezembro.

A finalidade da Lei é promover a cultura de todas as religiões de Matriz Africana e da Umbanda. “Estamos aqui para respeitar e promover o respeito às religiões”, afirmou o prefeito Fábio.

No momento da assinatura, estiveram presentes o prefeito, Fábio Correa, o vice-prefeito, Lula Viana, vereadores, secretários, representantes do Coletivo Afro, entre eles o Pai Francisco e a Ekedy Marinalva e o gerente de Igualdade Racial, Luiz Fumaça.

“Após mais de 20 anos de luta aqui na cidade, a gente se agrada em ver uma lei sendo aprovada a favor da militância afro da Cidade Ocidental”, disse Fumaça. A lei vai desenvolver cultura, respeito e solidariedade, concluiu ele.

A assinatura desta lei é um marco para a história da cidade e representará um marco, também, para o estado de Goiás, pois, no dia 31 de dezembro será realizada oficialmente, a primeira festa dedicada à Iemanjá no estado. “Nossa busca é por respeito e reconhecimento e essa Lei vem para contribuir com isso”, disse a Ekedy Marinalva.

Karla Araújo

Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência