Postado em 02/12/2022 - NOTÍCIAS
CIDADE OCIDENTAL AVANÇA NO QUESITO TRANSPARÊNCIA

Mais uma vez Cidade Ocidental se destaca pelas suas boas práticas no quesito transparência. Comparado com o relatório de 2021, o município subiu uma posição e agora ocupa o terceiro lugar no ranking do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM) que classifica os 246 entes goianos mais bem avaliados quando se refere ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação. Com índice de 93.31 dos 100 pontos possíveis, Cidade Ocidental só perde para Davinópolis (1º colocado, com 95,54 pontos) e Campo Alegre (2º, com 93.68 pontos). Vale destacar que para este ano o TCM mudou os parâmetros de avaliação com a inclusão de novas metodologias para processar os dados. Ainda assim Cidade Ocidental segue entre os mais transparentes.

A marca alcançada por Cidade Ocidental se torna ainda mais relevante quando é levada em consideração a densidade populacional dos municípios. De acordo com o último Censo IBGE, Davinópolis, que ocupa o topo do ranking do TCM, tem pouco mais de 12 mil habitantes. Campo Alegre de Goiás, por sua vez, tem 7.738 habitantes. Outro dado importante aponta que, dentre os dez municípios mais bem avaliados, Cidade Ocidental é de longe o que tem o maior número de habitantes (72.890 IBGE/2011). Os outros nove municípios juntos somam 91 mil habitantes.

Com relação aos demais municípios do Entorno Sul, a conquista de Cidade Ocidental fica ainda mais evidente. Veja abaixo a posição ocupada pelos municípios dessa região de acordo com a classificação geral do TCM/GO.

• 3ª - Cidade Ocidental
  • 40º - Cristalina
  • 72º - Valparaíso de Goiás
  • 112º - Novo Gama
  • 231º - Luziânia
  • 233º Santo Antônio do Descoberto

A transparência é uma das principais bandeiras da atual gestão. O prefeito Fábio Correa comemora a marca alcançada, mas ele destaca que o objetivo é levar Cidade Ocidental aos 100%.  “Esse resultado é muito importante e merece ser comemorado. É uma conquista que demonstra o compromisso do nosso governo com a coisa pública. Vamos continuar focados, aprimorando cada vez mais as boas práticas administrativas, em busca da pontuação máxima”, ressalta o prefeito.