Postado em 20/06/2018 - AÇÕES
Governo lança serviço para garantir a qualidade de alimentos produzidos na cidade.

Com inspeção e fiscalização, boas práticas levarão selo emitido pelo município FELIPE CHIAVEGATTO Em uma solenidade realizada no Pesque-Pague Cia do Peixe, o Governo de Cidade Ocidental fez o lançamento oficial do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, com a presença de autoridades, representantes do Sebrae e produtores rurais. De responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, o SIM realizará inspeções periódicas nas propriedades rurais do município para averiguar e garantir a qualidade total dos produtos de origem animal produzidos no município, além de dar encaminhamento e orientações sobre as melhores práticas para o cuidado com os alimentos. O objetivo do Governo, com este serviço inédito, é ampliar o mercado para o escoamento da produção local, além de oferecer mais qualidade e confiança ao consumidor da produção de Cidade Ocidental. Para o prefeito Fábio Correa, idealizador do projeto, o SIM é um benefício tanto para o produtor quanto para o consumidor. “O selo de qualidade é uma garantia de procedência e de segurança alimentar para o consumidor”, diz. Já do lado de quem produz, o controle de qualidade dos produtos de origem animal vai garantir a procedência dos alimentos e reforçar a credibilidade do produtor e do seu estabelecimento. Com isso o produtor tem mais chances de vender melhor e fechar negócios e parcerias com outros mercados consumidores. De acordo com a Médica Veterinária, Lian Vieira,  o SIM facilita a retirada de produtos ilegais do mercado e reforça a economia local. “Os produtos certificados podem ser adquiridos até pela Prefeitura para compor o cardápio da merenda escolar e reforçar programas sociais”, explica Lian. Além disso, a logística dos comerciantes é facilitada, uma vez que podem adquirir produtos locais. “O comerciante tem a opção de conseguir produtos de qualidade perto do seu estabelecimento comercial, não precisa ir até o Ceasa, por exemplo, para isso”, diz a engenheira ambiental Regyane de Araújo. Além de garantir a procedência de produtos, o SIM também orientará os produtores sobre as melhores práticas em torno de análises laboratoriais, calibração e aferição dos instrumentos de controle, temperaturas, matérias-primas, ingredientes e embalagens, ventilação, iluminação, questões sanitárias, higiene dos manipuladores dos produtos, controle de pragas, bem estar animal, limpeza e certificação sanitária de produtos. O serviço terá também o apoio do Sebrae nas questões administrativas e contábeis, além de oficinas para aumentar a produção local e sistematizar os processos, fazendo com que as propriedades rurais operem com pequenas empresas e seus produtores ajam, de fato, como empreendedores. SERVIÇO O produtor que desejar se cadastrar no SIM deve apresentar a seguinte documentação: Requerimento de registro Certidão de Uso do solo da propriedade Licença ambiental prévia Documentos pessoais ou da empresa Planta baixa ou croqui com layout dos equipamentos Boletim oficial de exame da água Após a apresentação dos documentos os fiscais realizarão a vistoria no local e emitirão o número de registro que constará no selo de aprovação do SIM. Em caso de dúvidas, ligue para 3625-3209 ou envie um e-mail para sec.mmarhco@gmail.com. Lançamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)