Postado em 27/03/2024 - MEIO AMBIENTE
Prefeitura Municipal e as ações em prol da preservação ambiental

As ações do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) colocaram o município numa posição de referência quando o assunto é meio ambiente. Hoje a cidade ocupa uma posição de destaque dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que reconhece a atuação no combate à mudança global do clima e na promoção da saúde e bem-estar da comunidade.

Os caminhos que levaram Cidade Ocidental a ser uma referência na área ambiental:

- Criação da Área de Transbordo e Triagem – um espaço destinado para o descarte correto de resíduos diversos (plástico, papelão, papel, lixo eletrônico, pneu, vidro, móveis inutilizados, alumínio, metal e resíduos da construção civil;

- Monitoramento de desmatamento – a tecnologia tem sido uma aliada da SMMA na fiscalização das zonas de desmatamento em tempo real, coibindo o avanço e sendo proativa nas sanções;

- Monitor remoto de queimadas – por meio da tecnologia, é a SMMA diminuiu o número de queimadas, mesmo 2023 tendo disso um dos anos mais quentes, já registrados;

- Recuperação de áreas degradadas – com o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, o governo municipal regulamentou e hoje acompanha 17 PRADs e executou o plantio de árvores nas nascentes do Jacob, Pindaibal e Garapa;

- Controle de poluição – em 7 anos da atual gestão foram plantadas mais de 20 mil mudas por toda a cidade;

- Viveiro municipal: realiza a doação diária de mudas e já produziu mais de 4235 espécies ornamentais;

- Licenças e autorizações ambientais emitidas em 2023: 472.

A frente da Secretaria de Meio Ambiente, Jéssica Gonçalves, também implementou a Audiência de Auto Composição Ambiental, um procedimento necessário para resolução consensual dos autos de infração que facilita a cobrança e as reparações pelos danos causados.

E uma grande aliada nessa visão de futuro é a Escola da Terra que faz um trabalho incrível de educação ambiental, de conscientização do cidadão, desde a fase inicial de sua formação quanto indivíduo, transformando-o em um agente transformador. Esse trabalho é executado por um corpo técnico com vivência na área ambiental e educacional que trabalha com jovens e adultos para disseminar a sustentabilidade, mostrando assim, a união entre a agricultura e o meio ambiente.

Além de todos os fatores citados, as ações positivas da Secretaria renderam ao município mais R$ 800 mil por meio do ICMS ecológico de 2023. Desse valor, 80% é destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente para serem utilizados em ações da pasta. E 20% será destinado para ações governamentais em saúde e educação.

Esses são os frutos de um governo que alinha o desenvolvimento e o crescimento da cidade sem prejudicar o meio ambiente.