Postado em 28/02/2024 - NOTÍCIAS
TODOS CONTRA A DENGUE

As equipes da força-tarefa de combate à dengue intensificaram suas ações nesta quarta-feira (28) para identificar potenciais focos de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

As equipes são compostas por servidores das áreas de Endemias, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas, Agentes Comunitários de Saúde, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência.

É importante destacar que o trabalho realizado pelas equipes da força-tarefa visa minimizar e até mesmo eliminar a proliferação do mosquito. Para isso, são realizados tratamentos com larvicidas nos potenciais criadouros, onde as larvas nascem e se desenvolvem.

A aplicação de inseticida com bomba costal também tem sido uma alternativa utilizada nesse trabalho preventivo dentro das propriedades e terrenos baldios. A maioria dos casos identificados está dentro de lotes habitados, destacando assim a importância da participação de todos os moradores.

Devido à alta demanda em todas as cidades da região, o serviço de fumacê está indisponível no momento. No entanto, a Secretaria de Saúde solicitou o serviço tanto ao Distrito Federal como ao estado de Goiás. Além disso, o município tem tentado viabilizar o aluguel de um carro fumacê junto a uma empresa particular que preste esse tipo de serviço. Vale destacar que o fumacê só atinge o mosquito adulto.